segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Molho branco com queijo brie e tomate fresco!

Outro dia estava comentando aqui no blog que aqui em casa como somos só dois, meu marido e eu, sempre faço receitas com metade dos ingredientes, para não sobrar aquele muuuundo de comida!
Bem, no Sábado no almoço fiz aquela receita de Capeletti ao molho de vinho e sobrou molho e capeletti!
Hoje, estava com vontade de comer alguma coisa com molho branco, e mais o que eu tivesse na minha geladeira - prá variar! Resolvi aproveitar aquele Capeletti que sobrou!

Bem, eu fiz uma receita de molho branco - é MOLHO BRANCO mesmo, e não Bechamel, pois as técnicas de preparo são diferentes, apesar de levar os mesmos ingredientes - e juntei mais uns achados de minha geladeira: queijo brie, bacon, tomate e cebola!


Ingredientes:

  • 300 ml de leite
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 100gr de queijo brie
  • 1/2 tomate picado em cubinhos
  • 1/4 cebola picada em cubinhos
  • 2 fatias de bacon, espessura média, cortada em cubinhos 
  • sal à gosto
  • noz moscada à gosto
Preparo
Bata o leite com a farinha de trigo e reserve.
Numa panela, doure o bacon, acrescente a cebola e após ela ficar transparente junte o leite batido com a farinha que estava reservado.
Vá mexendo, em fogo baixo, até que esta mistura fique cremosa.
Após, acrescente o queijo e mexa até que este esteja incorporado ao molho.
Acrescente o tomate picadinho, acerte o sal e polvilhe noz moscada.
Mexa mais um pouco e desligue o fogo.
Após acrescentar o tomate não é necessário cozinhar muito mais, senão o tomate vai desmanchar!

Sirva com a massa de sua preferência!



Minhas observações sobre a receita:
Esta quantidade de ingredientes rende duas porções beeem servidas de molho!
Ficou muito gostoso!
O queijo brie e o tomate fresco deram um sabor bem suave ao molho.
A diferença entre este molho e o Bechamel é que neste segundo há o ROUX, que é uma mistura de manteiga com farinha, levada ao fogo até dourar, e depois é acrescentado o leite. Eu não acerto fazer este roux, então eu improviso aqui na minha cozinha!
Você pode acrescentar, ou tirar ingredientes, de acordo com sua preferência!

Espero que vocês gostem!
Até mais!

4 comentários:

Carol disse...

Hum... eu adooooro molho branco!!!
ficou com uma cara mmto boa!!!

@yaramaria disse...

Farei hj, depois eu conto. Yara

Anônimo disse...

Fiz outro dia, as crianças adoraram e pediram mais! Super simples, rápida e gostosa essa receita! Parabéns!

Erika Emrich disse...

Adoorei seu BLog!
Vou me apresentar rapidinho: sou professora, solteira e moro sozinha com minha cadelinha Ursula.
Também adooro cozinhar, pesquisar receitas na net e no caderno de Receitas que herdei da Mammy.
Achei essa página, quando estava procurando receitas com queijo brie.(Queijo caaaro, pequenininho, com a parte cremosa deliciosa e a crosta amarga que Deus me livre!)
Como já acabei com um(comprei 2 da Polenghi) comendo com geleia diet de framboesa, agora resolvi que vou fazer esse molho hoje. Mas com adaptação, pois aqui em casa não entra carne, só peixe e comidas ovolactovegetarianas, ou veganas e saudáveis e sem complicação ou ingredientes esquisitos, muito caros ou difíceis de achar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...