quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Delícia de Abacaxi!


Meninas, bom dia!
Como fico feliz que estou conseguindo voltar aqui com mais freqüência!

A receita de hoje é uma das minhas sobremesas preferidas. A primeira vez que eu comi foi quando eu ainda trabalhava lá no Fleury! As refeições aos funcionários do administrativo eram servidas pela própria empresa, por uma cozinha 3ª contratada chamada Atta, do Grupo GR. As refeições lá eram sempre muito boas! Sempre uma variedade grande de saladas, pratos quentes, massas, grelhados, sobremesas! Em um dos almoços servidos por eles tive meu primeiro contato com esta sobremesa: Delícia de Abacaxi! Me recordo que em todos os almoços em que esta era a sobremesa – que era de vez em quando, não sempre – eu sempre pegava um pratinho, ou dois, de tanto que eu gostava! Até o dia em que eu decidi IMPLORAR PELOAMORDEDEUS: Moça, por favor, me passa a receita desta sobremesa que eu acho tããão maravilhosa!!!! Bom. Demorou um pouco, eu tive que cobrar umas 3 ou 4 vezes, até que finalmente recebi a BENDITA DELÍCIA DE ABACAXI na minha caixa de entrada!!!

Hoje, sempre que possível preparo esta sobremesa para as ocasiões especiais! Ela faz o maior sucesso e nunca sobra nada para contar história!!! E olha que, geralmente, eu faço duas receitas!!!!

Anotem ai, e provem vocês também que o que eu estou falando não é mentira!!!

Ingredientes
                Para o doce de abacaxi:
·         1 abacaxi cortado em cubos pequenos
·         100 ml de água (1/2 copo)
·         Açúcar à gosto
·         Canela à gosto

Para os demais cremes:
·         1 lata de leite condensado
·         1 lata de creme de leite
·         A mesma medida (lata de leite condensado) de leite
·         3 ovos – separadas as claras e gemas (peneire as gemas!)
·         3 colheres de sopa de açúcar

Preparo
Em uma panela grande coloque o abacaxi picado, a água, o açúcar (comece com menos do que 2 colheres de sopa) e a canela.
Em fogo médio-alto, mexa sempre até que a água comece a secar. Durante o preparo vá provando o sabor do abacaxi. O ponto ideal do açúcar na mistura é o tanto que não deixe o preparado muito doce. O ideal é que o açúcar tire um pouco do acidez do abacaxi e deixe o sabor levemente doce. Lembre-se que as próximas duas camadas de creme que virão também são doces, e você não quer uma sobremesa melada, né? Ou quer? ....rs... Vai do seu gosto.
Após a secagem da água, retire o doce do fogo. A idéia não é que o abacaxi desmanche, e sim que a água seque e a fruta cozinhe – fique macia.
Em uma travessa de vidro (fica mais bonito), acomode o doce de abacaxi. Reserve.
Enquanto isso, em uma outra panela junte: o leite condensado, as gemas peneiradas, o leite e misture bem antes de levar ao fogo. Leve ao fogo e mexa sem parar até que a mistura ferva.
Coloque este creme sobre o doce de abacaxi.
Bata as claras em neve, junte o creme de leite (sem soro), as 3 colheres de sopa de açúcar e misture delicadamente. Na travessa, espalhe esta parte sobre o creme. O ideal é que ao juntar esta parte, o creme já não esteja tão quente.
Leve ao freezer por 3 horas antes de servir.



Minhas observações sobre esta receita:
QUIS MORREEEER quando percebi que não tinha tirado uma foto da linda sobremesa na travessa, com suas três camadas bem distintas! Aaaaaaaaaaaaaaaaargh!!!
Em tempo!! No site da coleguinha Silvia – Cantinho doArco-Íris, encontrei a foto da sobremesa pronta. A única diferença é que na minha versão eu sugiro que o doce de abacaxi seja coloca na primeira camada! Espiem:



Apesar das várias etapas do processo, é uma sobremesa super fácil de fazer. Na minha opinião, a parte mais difícil é DESCASCAR O ABACAXI... rs...
Eu tenho uma técnica para descascar o abacaxi que eu acho que facilita muito:
COMO DESCASCAR O ABACAXI:
Corte o abacaxi em rodelas. Após cortar em rodelas fica mais fácil tirar a casca. É só espetar a faca e ir girando a fatia, para ir cortando fora a casca. Simples assim, mas ainda trabalhoso!!!
A última camada de cobertura fica parecendo um sorvete! Muito gostoso!
Durante o cozimento do creme do meio, podem se formar uns excessos de gema. Quando isto acontece, eu continuo o cozimento e retiro estes excessos com o auxílio de uma peneira, como se estivesse “pescando” estes excessos.... rs...
Fiquei com água na bocaaaaaaa!!! Nham, nham, nham!!!

Espero que vocês gostem!!!
Nos vemos por aqui!
Até mais!!!

10 comentários:

Carminha Lyra Andrade disse...

Posso ser sincera?
Ja esta anotada no meu caderninho!
Nossa senhora.
Estou babando
rsrsrsrs

Priscila Vono disse...

Gentem é muito bom! Dica: Não exagerem na canela....
Olha meu mousse de maracujá logo atras. hahaha

Silvia Mingardi disse...

Olá Aninha... essa delicia de abacaxi é maravilhosa... meu doce preferido...
Fiquei lisonjeada em ser citada na sua postagem... sabe que essa receita é uma das minhas postagens mais visitadas...
Passei correndo... mas voltarei pra conhecer melhor seu Blog... tenho certeza que irei gostar demais...
Ótimo dia a você...
Até mais...
Beijos!!!

Fabiola disse...

Aninha ficou um arraso esta delícia de abacaxi!
Eu recebi um selinho de uma amiga e gostaria muito de passar para você.
Se quiser, está nesta postagem aqui:
http://briecomgoiabada.blogspot.com/2012/01/brie-com-goiabada-ganhou-mais-um.html
Sinta-se livre para aceitar ou não.
Beijos mil
Fabiola

Lorena disse...

Essa receita é um sucesso, todo mundo aqui em casa adorou! (:

Arte Chique Artesanatos disse...

Vou fazer hoje mesmo ! Estou com água na boca...adoro doces !
Obrigada por partilhar esta delícia, bjs

Unknown disse...

Sou adventista , e estava procurando uma sobremesa bem saborosa para nosso almoço de sábado ...e amei essa de abacaxi já estou fazendo..humhum!

Geane Oliveira disse...

Aninha, brigada por compartilhar conosco uma receita tão Magnifíca!

Anônimo disse...

Porque Meninas meninos também tem bom gosto culinário e gastronômico MAs eu e minha esposa adoramos sua receita e feita por mim Elias de Assis

Unknown disse...

Q pena meu creme de gema coalhou não sei porque?😥 mais na talvez amanhã vou provar se ficou bom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...