segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Passeio ao Mercado Municipal de São Paulo!


Meninas e meninos, bom dia!!!

Neste final de semana a sogra subiu a serra para passarmos um agradável final de semana! No Sábado à noite nos reunimos em casa para um noite de pizza e no dia de ontem fizemos um passeio muuuito gostoso!!!
Havia muito tempo eu estava querendo ir ao Mercado Municipal de São Paulo, só que tinha um pouco de receio porque sou um pouco avessa à passeios com “muvuca”. Gosto de ir àalugares onde eu possa andar com tranquilidade, sem ficar trombando nas pessoas, ou pedindo licença a todo instante – se bem que nem sempre isto é possível. Sempre ouvindo falar das coisas maravilhosas que as pessoas compram por lá, das coisas gostosas que provam!

Bem, chegamos ao mercado por volta das 9:45 da manhã de Domingo, e conseguimos estacionar logo na porta... Como é bonito e imponente esta construção, ainda mais agora depois de revitalizada! Entramos pelo portão 15, que fica bem na saída que dá para a Av. dos Estados...

Lado por onde entramos...


Ao entrarmos já damos de cara com as "lojas" lotadas de coisas que deixam qualquer entusiasta da cozinha - como eu - com os olhos brilhando! São temperos diversos, frutas, queijos, vinhos, azeites, peixes, carnes exóticas! Um deleite!!! Se contar a arquitetura: as colunas, o teto, os vitrais... Ah!! E também tem a famosa Barraca do Juca - vocês se recordam? Da novela "Próxima Vítima" que o ator Tony Ramos fazia o papel de um feirante, o Juca... Esta barraca existe de verdade!!!

Reparem no vitral ao fundo...



Loucura, loucuraaaa!!


Passeando pelo mercado eu vi diversas coisas que eu nunca tinha visto "ao vivo" em minha vida... Como tâmaras frescas, Ingá, pinhólis, o tal do sal rosa do Himalaia, o tal do sal negro do Hawaii, queijo pecorino, blueberries, cervejas artesanais... Até tripa seca eu vi!!! Se eu for escrever tudo, acho que a postagem vai ser só sobre isto!!!

Tripa-Seca... Não consegui virar a foto... rs...


Também experimentei algumas coisas que eu tinha curiosidade em provar, como Pinhólis e o queijo Pecorino... Experimentei o Pinhólis cru. Me lembrou o sabor de uma semente de Girassol! Eu queria comprar, mas como ainda não tenho nenhum prato em vista - e o preço é bem salgado - achei melhor ainda não adquirir...
O queijo Pecorino eu achei um tanto quanto salgado... Mas é óbvio - ao meu ver - que este queijo não serve para ser consumido aos pedaços, como outros queijos. Achei seu sabor bem forte, e quando você termina de comer fica um sabor residual na boca, que eu não gostei muito. Vai! Grosseiramente dá para comparar com o Parmesão... Que eu prefiro, aliás! Mas é claro que este Pecorino deve ir muito bem com alguns pratos!

Achei muito legal o Mezzanino do mercado, com opções variadas de refeições... Tem o FAMOSO Hocca, que é onde vendem o FAMOSO sanduíche de mortadela! Infelizmente, não conseguimos mesa - apesar de ser relativamente cedo para o almoço, era mais ou menos 11:20 da manhã. Almoçamos no Mortadela Brasil, que fica ao lado. Maaaas, como sou muito esperta - e também queria compartilhar com vocês - DISFARÇADAMENTE fotografei o FAMOSO de um pessoal da mesa vizinha, que estavam no Hocca... Dei um super Zoom e "click"!!!

Olha só como o Hocca estava cheio...
Câmera Indiscreta ....rs...


A minha sogra comeu o pastel de bacalhau e meu marido comeu o sanduíche de mortadela... e eu, como sou um pouco enjoada, comi um pastel BOBO de pizza... Bobo porque não foi nenhuma novidade, e porque boba sou eu que devia ter comido também um lanchinho de mortadela... Mas sabe, só de olhar para aquele MONTÃO de frios já me dá azia... rs...

Pastel de Bacalhau da Sogra...


Já ia me esquecendo de falar! Outra coisa que me encantou, que às vezes muitas pessoas podem nem notar - mas eu noto! - foram algumas das "barracas" ainda contarem com o piso original - ou não - em ladrilho hidráulico... Sou apaixonada por eles, e fiz questão de fotografar para guardar, admirar e compartilhar  com vocês. Meu sonho, um dia, é ter um cantinho com: a churrasqueira do marido, meu forno de pizza, meu fogão à lenha, e atrás ter uma parede toda decorada com ladrilho hidráulico, dos mais diversos tipos e origens. Quem sabe um dia eu chego lá??!!




Foi um passeio fantástico e digo - SEM MEDO - que é um passeio que o próprio paulista deve fazer ao menos UMA VEZ na vida! E, se você não mora em São Paulo, mas um dia tiver a oportunidade de vir à esta cidade, NÃO DEIXE de visitar o Mercado Municipal. É I-N-C-R-Í-V-E-L!!!!

O endereço é:
Rua Cantareira, 306 - Sé / São Paulo.
Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado das 6 às 18hs. Domingos das 6 às 16 horas (vale dizer que nem todas as "barracas" abrem aos Domingos)

Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje, e das dicas!
... e não deixem de conhecer o Mercado Municipal de São Paulo!

Nos vemos por aqui!

Até mais!

3 comentários:

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Aninha,
Esse é um passeio obrigatório quando estou em São Paulo. Muito bom.
Bj e boa semana,
Lylia

Leca Macedo disse...

Oi Aninhaaa! Adorei o seu cantinho e estou a te seguir. Passe lá na minha Cozinha!! Beijoss!

Carminha Lyra Andrade disse...

Já fui varias vezes a Sp e nao conheço ainda...Uma vergonha ne?
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...