terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Receita de Maionese elaborada com ovo cozido - para evitar a salmonelose

Sobre a história da Maionese

A maionese foi inventada pelo cozinheiro chefe do Duque de Richelieu em 1756. Após derrotar os Ingleses em uma batalha na cidade portuária de Mahon, capital da Ilha de Minorca, foi organizado um banquete onde seriam preparadas receitas com leite e ovos. 

Quando perceberam que não havia mais leite o chefe resolveu usar azeite misturado com ovos, o que resultou em um novo molho. Em homenagem a vitória do Duque, esse molho foi chamado de "Mahonneise". 
A primeira maionese industrializada foi vendida em Nova Iorque em 1905 pela Richard Hellman's Delicatessen, uma espécie de padaria local. Sete anos depois o sucesso era tão grande que era possível encontrar a "verdadeira" maionese em muitos pontos dos Estados Unidos.


.:*:..:*:..:*:..:*:..:*:..:*:..:*:..:*:..:*:..:*:.

No Brasil, a maionese caseira é campeã invicta de intoxicação alimentar em decorrência da contaminação pela bactéria que causa a SalmoneloseEnterobacteriaceae .  Esta bactéria é transmitida ao homem através das fezes dos animais. Entendeu? Os ovos crus utilizados na preparação da maionese caseira saem do "bumbum" das galinhas, logo, a casca pode conter a bactéria, que ao ser quebrada passa para o ovo e consequentemente vai contaminar toda a maionese à ser preparada.


De modo à evitar a contaminação da maionese pela bactéria que causa a salmonelose, pessoas muito criativas tiveram a idéia de cozinhar o ovo antes de utilizá-lo no preparo! Geniais! :-)
Vejam só a receita que encontrei no site da Ana Maria - Mais Você:

Ingredientes
1/2 copo de óleo de canola
1/2 copo de leite gelado
1 ovo cozido
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de sumo de limão
sal à gosto
(por minha conta acrescentei um pouco de pimenta do reino)

Preparo
Pela ordem acima, adicione os ingredientes ao liquidificador.
Bata até que a consistência seja engrossada.

Minhas observações sobre a receita
Fica um pouco do cheiro do ovo cozido.
Fica um pouco mole, mas depois de umas horinhas na geladeira a consistência melhora!
Realmente tem sabor de maionese! Ufa!!!

Vou colocar uma fotinho, mas não reparem porque não tem enfeitinho nenhum, raminhos de salsinha, torradinhas... Nada! É só a foto do resultado da minha experiência!

Espero que gostem!
Até mais!

5 comentários:

Cristina Scheneider disse...

Vou experimentarl
Bjks Cris Scheneider

Anônimo disse...

Aninha tbm vou experimenta bju

Anônimo disse...

Ana vou testar mas por conta, colocarei uma pitadinha de gelatina em pó sem gosto, para poder dar uma maior consistencia. Vamos ver o que dará

Anônimo disse...

Essa receita esta errada porque não fica ralo assim mesmo antes de por na geladeira,onde ja se viu 1/2 de oleo e de leite!!!!!

Anônimo disse...

Nunca fiz mas vou esperimentar fazer para ver se dar certo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...