domingo, 20 de maio de 2012

Bolinho de Bacalhau!!!!

Meninas, boa tarde!

Como vão vocês?
Por aqui tudo bem! Trabalhando muito para variar e cozinhando menos do que eu gostaria! Mas ainda assim, cozinhando sempre que possível!

A receita de hoje eu preparei na Páscoa... No jantar da Sexta-Feira Santa... Mamãe levou para a chácara diversas receitas de bolinho de bacalhau, e peguei a receita da massa que eu mais gostei e preparei com o meu recheio... Que ficou uma delícia, modéstia à parte! ...rs... 
A receita da massa é do Edu Guedes, e é bem diferente! No lugar de farinha, vai amido de milho!!! Muito legal!

Anotem ai:

Ingredientes:

  • 500gr de bacalhau dessalgado, desfiado (não precisa ser tão perfeito, por que depois vamos processar!
  • 300gr de batata asterix cozida e amassada - purê (a asterix é mais firme para fazer bolinho!)
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 ovo
  • 10 dentes de alho
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 xícara de azeitonas picadas sem caroço
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • Azeite de oliva à gosto
  • Sal e pimenta-do-reino à gosto
Preparo:
Em um recipiente adequado, acrescente o purê, o amido de milho, o ovo, a pimenta-do-reino e a salsinha, mexa bem (pode ser com as mãos) até que fique bem homogêneo. Reserve.
Com o auxílio de um processador de alimentos (ou se não tiver pode ser no mixer, liquidificador), processe o bacalhau, a cebola, o alho, a azeitona, e um pouco de azeite. 
No recipiente em que estava reservado, a massa de batata, acrescente o conteúdo que foi processado (bacalhau, etc) e misture bem, até que fique homogêneo. Prove a massa e teste o sal. Se necessário acrescente sal.
Modele a massa com a forma que preferir. Eu fiz em formato de croquete.
Frite em óleo bem quente.
Está pronto!!!!!



Minhas observações sobre esta receita:
O amido de milho deixou a massa muito mais leve e suave! Adorei!
Todo mundo gostou muito dos bolinhos!!! Fez o maior sucesso e não sobrou quase nenhum.
Renderam uns 50 bolinhos!!!!
Com um molhinho de pimenta isto fica MARAVILHOSOOOOO!!!!
P.S.: a receita original pedia 1kg de bacalhau, mas eu achei muito... e pus menos!

Espero que vocês gostem, e tentem fazer em casa!!!
Ficou bom demaaaaaais!!!!
Nos vemos por aqui!

Até mais!

4 comentários:

Juju disse...

Huuuuummmmmmm!
Tem cara de delicinha Ana!!
Parabéns pelo blog!
bjs

Anônimo disse...

Bolinho de bacalhau é comida tão brasileira;portuguesa, sinto muita falta dessas coisas aqui no UK. Flor, Tb tenho um blog e estou organizando uma blogagem coletiva de receitas para o dia dos namorados e vou sortear um suporte para cupcakes entre os participantes. Queria te convidar a participar tb! Mais informacoes ache aqui: http://www.larissatododia.com/2012/06/sorteio-de-um-suportestand-para.html

Beijos!

Anônimo disse...

Os bolinhos de bacalhau estão lindos! Ótima sugestão para esta época do ano!

Lisandra disse...

adorei a receita , sempre que tenho vontade faço esse receita em casa e sempre fica muito boa...parabéns pelo blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...